Fogos Gaúcho - Gravataí, RS
+55 (51) 3431-1010 | +55 (51) 9988-6006
+55 (51) 3431-0303 | +55 (51) 9114-0303

 

Fogos Gaúcho - Porto Alegre
## Reabrimos nossa loja em POA ## 
+55 (51) 3343-1003

Fogos Gaúcho - S. A. do Monte, MG
+55 (37) 3281-2626

Faça o Login ou cadastre-se



Perguntas Frequentes

NOTA DE ESCLARECIMENTO SINDIEMG - FOGOS INDOOR

NOTA DE ESCLARECIMENTO SINDIEMG - FOGOS INDOOR

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXPLOSIVOS DE MINAS GERAIS – SINDIEMG GARANTE QUE HÁ PRODUTOS SEGUROS PARA USO EM LOCAIS FECHADOS

Como acontece em todos os acidentes onde há fogos de artifícios envolvidos, os olhares da mídia nacional se voltam para Santo Antônio do Monte e outras cidades onde predomina a indústria pirotécnica. Para esclarecer as varias especulações sobre o assunto, o Sindicato das Indústrias de Explosivos de Minas Gerais em Santo Antônio do Monte e Região – SINDIEMG realizou na última quarta-feira, 30 de janeiro, algumas demonstrações que comprovam a segurança dos fogos Indoor. O objetivo foi apresentar à opinião pública que este tipo de produto, quando usado de forma adequada, não oferece riscos de queimaduras e nem provoca incêndios.

Representantes de várias fábricas que trabalham com o produto relacionado estavam presentes e mostraram, inclusive, a certificação do produto homologada pelo Exército Brasileiro. Não são todas industrias que trabalham com fogos Indoor ou com o Sputinik (sinalizador). O representante do SINDIEMG, Américo Libério da Silva, acompanhado pelo engenheiro químico José Expedito do Amaral Junior, esclareceram sobre as características dos dois produtos.

Indor 1No teste, primeiro foi utilizado o produto indor. Para comprovar que o produto Indoor não pega fogo, foi utilizado na demostração pedaços de espuma semelhante ao que recobre as boates e casas noturnas para o isolamento de ruídos. Eles também foram posicionados a uma altura de aproximadamente 1,20 cm, para que as fagulhas do produto em questão atinge o ápice de concentração. O artefato pode ser detonado por dois tipos de ignição: por detonador (elétrico) ou manual (estopim). Trata-se de um produto pirotécnico de venda liberada, sem restrições. Com duração de apenas oito segundos ele não apresenta fumaça, apenas um cheiro forte, que de acordo com o engenheiro químico, é provocado pelo Perclorato de Amônio. Detonado, Américo coloca a mão sobre o ponto máximo das fagulhas, sem sofrer qualquer tipo de queimaduras. A espuma permanece intacta.

 

 

fogos ind1O Sputinik, como é recomendado, foi testado numa área externa.  Sua forma com base de papelão o faz  semelhante ao satélite soviético, por isso este nome. Em outros locais do Brasil ele também é utilizado  de forma adaptada num bastão como se fosse um sinalizador marítimo, denso conhecido nessas regiões por Sinalizador.  Os fabricantes não recomendam este esta utilização  na forma ideal o Sputinik deve ser detonado no chão. Na caixa do produto, inclusive, isso fica bem claro: “uso externo e desaconselhável para menores de 12 anos. A ignição pode ser manual ou elétrica, desde que seja em local aberto”.

 

IMG_5494O Sputinik dura em média 15 segundos e as centelhas são quentes, atingindo até 3 metros de altura. Por isso, deve ser usado somente em locais abertos. Na demonstração, a espuma colocada numa altura aproximada de 1,60 cm pegou fogo aos 5 segundos e ficou completamente destruída aproximadamente 20.

Conclusão

Com esta demonstração, o SINDIEMG e os fabricantes enfatizam que na Boate Kiss, a tragédia foi provocada por uma série de erros. O primeiro deles foi a utilização de fogos para locais abertos num recinto fechado. Outro erro, baseado em depoimentos de testemunhas, foi  o uso do Sputinik num bastão ou garrafa e não apoiado no piso. Ainda de acordo com testemunhas, isto fez com que as centelhas atingissem o teto com isolamento acústico da boate.

Em seguida, outras inadequações contribuíram para o desencadear do trágico acidente. O sindicato esclareceu ainda que a venda do Sputinik e a utilização do mesmo é individual e que através da ignição manual, não é exigida a presença de um técnico blaster (especialista em espetáculos pirotécnicos). Porém, quando se trata da montagem em espaço aberto em eventos com a presença de público (como por exemplo, abertura de rodeios e exposições) é essencial que a montagem seja feita por um profissional.

Outro agravante que merece destaque é que, na visão leiga do consumidor existe uma semelhança muito grande entre os efeitos dos dois produtos. Isso interfere decisivamente quando o cliente irresponsável compara a diferença de preço. O material Indoor custar até 30 vezes mais caro do que o Sputinik  e esse é um dos principais fatores que levam os organizadores de eventos optarem pelo produto mais barato, porém, inadequado. Assim, o que deveria ser uma economia pode acabar de forma trágica como aconteceu em Santa Maria.

Fonte: www.revistaagora.tv

Dicas de Segurança

Evite acidentes, siga sempre as recomendações dos fabricantes nas embalagens e em caso de dúvidas pergunte ao vendedor.

Tome sempre as seguintes precauções:

Antes de usar qualquer produto pirotécnico, leia atentamente as instruções de uso impressa nas embalagens, elas são importantes para sua segurança e o bom desempenho dos nossos produtos;

• Ao soltar fogos de artifício verifique se há obstáculos que possam impedir a livre trajetória das bombas, SOLTAR FOGOS DE ARTIFÍCIO SEMPRE AO AR LIVRE;

• Nunca solte fogos de artifício em via publica ou próximo de hospitais, escolas, cabos e fios elétricos ou próximo a postos de combustível ou inflamáveis;

• Estocar os produtos sempre em local seco, seguro, fora do alcance de crianças, animais e fonte de ignição;

• Crianças ao soltarem fogos de artifício deveram sempre estar acompanhadas de um adulto ou responsável;

• Nunca debruce sobre o produto ao acender e nunca direcione qualquer tipo de fogos de artifício em pessoas e animais;

• Nunca tente reutilizar o produto caso o mesmo tenha falhado e nunca tente desmanchá-lo ou modificar o seu conteúdo para aumentar sua potência;

• Evite acidentes e não utilize fogos de artifício após ter ingerido bebida alcoólica;

• Não fumar dentro dos estabelecimentos que armazenem fogos de artifício.

Dicas de primeiros socorros:

Enquanto não tiver atendimento hospitalar, cubra o local da queimadura com um pano limpo;

• Nunca fure as bolhas! Elas servem para proteger a área queimada;

• Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões;

• Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos;

• Procure Socorro Médico imediatamente;

• Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo.

Fogos Gaúcho - Gravataí, RS
+55 (51) 3431-1010 | +55 (51) 9988-6006
+55 (51) 3431-0303 | +55 (51) 9114-0303

 

Fogos Gaúcho - Porto Alegre
## Reabrimos nossa loja em POA ## 
+55 (51) 3343-1003

Fogos Gaúcho - S. A. do Monte, MG
+55 (37) 3281-2626

curtir